O Evento “III TRAIL CACHOPO SOLIDARIO” é uma prova de TrailRunning organizado por Militares Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) 2ªCIPS GIPS/GNR e pela Junta de Freguesia de Cachopo.

Organização

Este evento é organizado por 2ªCIPS GIPS/GNR e pela Junta de Freguesia de Cachopo
Contacto: Enable JavaScript to view protected content.
Sistemas de cronometragem: WeTiming

1.1. IDADE PARTICIPAÇÃO DIFERENTES PROVAS
A Prova “III TRAIL CACHOPO SOLIDÁRIO“ será realizada em troços urbanos e trilhos sinalizados, em piso acidentado, estradões e obstáculos naturais, linhas de água e terrenos circundantes á Aldeia de Cachopo, maioritariamente por montes e vales, e é constituído pelas seguintes provas: Caminhada, Trail Curto (TC) e Trail Longo (TL).
Na Caminhada poderão participar pessoas de qualquer idade, no entanto inscrições de menores na Caminhada só são consideradas aceites desde que acompanhadas por um termo de responsabilidade/ declaração assinada pelo encarregado de educação e acompanhada de uma cópia do B.I do responsável (anexo1).
Nas provas de Trail Curto (TC), e Trail Longo(TL) só poderão participar atletas com idade igual ou superior a 18 anos (à data da prova).
 

1.2 INSCRIÇÃO REGULARIZADA
A Inscrição será realizada no site www.werun.pt.
Para as Inscrições na Caminhada, TC e TL serão geradas referencias automáticas para os participantes efetuarem o pagamento, o comprovativo de pagamento servirá como prova.
 

1.3 CONDIÇÕES FISICAS
Os participantes terão de estar conscientes das distâncias e dificuldades inerentes a uma prova deste género, corrida em trilhos, com desnível positivo e negativo das distâncias em causa e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente. Os atletas terão de conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas tais como o frio, nevoeiro, chuva ou calor. Devem saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes da fadiga.
Sempre que as equipas de apoio médico ou organização verifiquem a degradação das condições físicas e psíquicas do atleta, não será permitida a sua continuação em prova.
 

1.4 DEFINIÇÃO POSSIBILIDADE AJUDA EXTERNA
Durante o evento apenas é permitida a entreajuda dos participantes, não é permitida qualquer ajuda externa.
A prova é realizada em regime de semi-autonomia devendo o atleta ser autónomo entre dois postos de reabastecimento, tanto do ponto de vista alimentar, como do vestuário e da segurança.
 

1.5 COLOCAÇÃO DORSAL / OUTRAS INDICAÇÕES
O número do atleta é pessoal e intransmissível e deverá estar devidamente colocado e visível.
O atleta que não tiver o dorsal á frente e visível poderá ser advertido, em caso de reincidência o atleta será penalizado em 10 minutos.
Em caso de perda do dorsal o atleta será penalizado em 30 minutos.
O atleta deve respeitar todas as indicações da organização e sinalética existente.
 

1.6 REGRAS DE CONDUTA DESPORTIVA
Os atletas deverão respeitar a natureza, pelo que é extremamente proibido deixar lixo no chão, irão existir pontos onde deverão coloca-lo, a Natureza agradece.

2.1. APRESENTAÇÃO DA PROVA(S)/ ORGANIZAÇÃO
O Evento “III TRAIL CACHOPO SOLIDÁRIO” será realizado dia 18 março de 2018 em Cachopo – Tavira, é uma prova de TrailRunning organizada por Militares do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS- GNR) e pela Junta de Freguesia de Cachopo com o apoio do Município de Tavira.
Do evento farão parte as seguintes provas:
- Caminhada (10Kms);
- Trail Curto (15 Kms);
- Trail Longo (32 kms).
 

2.2. PROGRAMA E HORÁRIO
17 Março 2018
18h00 – Abertura do Secretariado e entrega de Dorsais (Secção Bombeiros Cachopo)
23h00 – Fecho do Secretariado
18 Março 2018
07h00 – Abertura do Secretariado e entrega dos Dorsais (Bombeiros Secção Cachopo)
08H45 – Fecho do Secretariado
09h00 – Controlo Zero Trail Longo
09h20 - Briefing Trail Longo
09h30 – Início Trail Longo / Controlo Zero Trail Curto
09h50 – Briefing Trail Curto
10h00 – Início Trail Curto
10h15 – Briefing e início da Caminhada
12h30 - Início Almoço
14h00 – Entrega de Prémios (horários sujeito a alterações devido a algum atleta que irá ao pódio ainda não ter terminado a prova)
2.3 DISTÂNCIA (categorização por distância) / ALTIMETRIA (Desníveis positivo e negativo acumulados) / CATEGORIZAÇÃO DE DIFICULDADE ATRP
TRAIL CURTO 15Km com um D+ 770, D-770
CLASSIFICAÇÃO ATRP – TC GRAU DIFICULDADE 3
PROVA A CONTAR TAÇA ALENGARVE TRAIL 2018


TRAIL LONGO 32Km com um D+ 1230m D- 1230m
CLASSIFICAÇÃO ATRP – TL GRAU DIFICULDADE 2
PROVA A CONTAR TAÇA ALENGARVE TRAIL 2018


2.4. MAPA / PERFIL ALTIMÉTRICO / DESCRIÇÃO DO PERCURSO
2.4.1- Mapa e perfil, altimétrico da Caminhada, Trail Curto e Longo a disponibilizar em https://www.facebook.com/Trail-Cachopo-Solid%C3%A1rio-475690299221850/ .


2.4.2 - DESCRIÇÃO PERCURSO/ SINALIZAÇÕES
Todos os percursos, TC/TL/CAMINHADA, irão ter membros da organização nas zonas mais técnicas e cruzamentos a fim de garantir a segurança de todos os participantes.
No Dorsal estarão indicados 2 (dois) números de telefone a serem utilizados em caso de emergência.
Todo o itinerário será identificado com fitas sinalizadoras e outras sinaléticas tais como setas impressas, cal e informações diversas relativas ao percurso.
Devem, obrigatoriamente, percorrer todo o trilho sinalizado. Os atletas que forem vistos fora das marcações serão desclassificados. A utilização de atalhos ou a saída do circuito num ponto e a entrada noutro ponto distinto terá como consequência a desclassificação do participante ou da equipa.
No caso, de um concorrente percorrer alguma parte do percurso sem sinalização deverá voltar atrás pelo caminho que seguiu e procurar o caminho sinalizado.
A organização não se responsabiliza pelas condições do piso ou pelos defeitos e obstáculos apresentados no trajeto, tentando escolher sempre as melhores vias possíveis, de modo a não colocar em risco os participantes.
Os atletas deverão respeitar a natureza, pelo que é extremamente proibido deixar lixo no chão, irão existir pontos onde deverão colocá-lo, a Natureza agradece.
Em caso de desistência o atleta deve aguardar junto dos locais de abastecimento ou telefonar para um dos números de emergência que se encontram no dorsal, não abandonar o trilho.
 

TODAS AS PROVAS: A Partida e Chegada, será na Aldeia de Cachopo no largo junto dos Bombeiros.
A entrada para os blocos de partida será iniciada 30 minutos antes da partida (controlo zero).
2.5 TEMPO LIMITE PROVAS


- Se a organização entender que um atleta deve ser excluído da prova devido ao seu estado de saúde, aquele deverá acatar tal decisão, de modo a garantir o seu bem-estar.
 

2.6 CONTROLO E CRONOMETRAGEM
A cronometragem de ambas as provas TC e TL (masculina e feminina) será efectuada através de tempo controlado eletronicamente por sistemas informáticos (por chip) e publicados tão rápido quanto possível.
Oportunamente todas as classificações são publicadas em www.werun.pt
Existirá controlo de passagens em postos previamente estabelecidos. A não passagem dos concorrentes por todos os postos implica a desclassificação.
 

2.7 ABASTECIMENTOS
Será necessário recipiente para consumo de líquidos (não existirão copos nos postos de abastecimento)

TRAIL CURTO
 Abastecimento 6 km Líquidos e Sólidos
 Abastecimento 10 km Líquidos e Sólidos
 Abastecimento Meta

TRAIL LONGO
 Abastecimento 8km Líquidos e Sólidos
 Abastecimento 16km Líquidos e Sólidos
 Abastecimento 22km Líquidos e Sólidos
 Abastecimento 28km Líquidos e Sólidos
 Abastecimento Meta


2.8 MATERIAL OBRIGATÓRIO / VERIFICAÇÃO DE MATERIAL
- TRAIL CURTO / TRAIL LONGO (verificação no controlo zero)
- Dorsal (pessoal, intransmissível e visível);
- Apito;
- Telemóvel com bateria carregada;
- Reservatório para líquidos.
RECOMENDAÇÕES
- Equipamento adequado ás condições atmosféricas
- Barras energéticas, Gel, Bebida Isotónica
 

2.9 INFORMAÇÃO SOBRE TRÁFEGO RODOVIÁRIO
Os participantes devem ter em consideração que não haverá qualquer corte de trânsito em vias onde a circulação automóvel seja possível, devendo cumprir-se escrupulosamente todas as normas aplicáveis aos peões. Ao longo de todo o percurso, nas partes mais técnicas e cruzamentos, estarão membros da organização a fim de garantir a segurança de todos os participantes.
 

2.10 DESCLASSIFICAÇÕES / PENALIZAÇÕES
Os Atletas que não cumprirem as normas constantes no regulamento serão impedidos de participar se a infração respeita a procedimentos prévios á Partida e desclassificados se a infração respeitar a atos que ocorram durante a prova.
Os participantes ficam obrigados a auxiliar os acidentados.
Penalizações:
- Não leve o seu dorsal bem visível (10 minutos)
- Perda do Dorsal (30 minutos)
Desclassificações:
- Atletas que não cumpram a totalidade do percurso
- Deteriore ou suje o meio ambiente
- Ignore as indicações de algum responsável da Organização
- Tenha alguma conduta Antidesportiva
- Receba qualquer assistência vinda do exterior fora dos postos de abastecimento
 

2.11 RESPONSABILIDADE PERANTE O ATLETA
Não haverá direito a devoluções do valor do pagamento da inscrição exceto se a prova for anulada previamente por motivos imputáveis à Organização.
O cancelamento da prova pode ocorrer derivado a fatores externos á organização, nomeadamente:
a) Catástrofes naturais, manifestações, impossibilidade de usar as vias de circulação de trânsito, impossibilidade de usar telecomunicações, restrições do governo, nova legislação.
b) Nestes casos, a organização reserva-se no direito de 60 dias seguintes á data prevista para a realização da prova, emitir um parecer acerca das ações a serem tomadas resultantes da gravidade do cancelamento.
A organização reserva-se o direito a realizar as modificações que considere necessárias dependendo das condições encontradas no dia do evento, assim como á suspensão da prova se as condições não permitirem o seu desenvolvimento em segurança.
Será disponibilizado local para dormir em solo duro bem como banhos quentes a partir de dia 17 março 2018. Os participantes devem munir-se do material necessário para dormirem confortáveis.
 

2.12 SEGURO DESPORTIVO
O seguro de acidentes pessoais de acordo com a legislação em vigor está incluído na inscrição. O número da apólice será comunicado aos atletas antes da prova.
Ao se inscreverem, todos os participantes declaram estar de acordo com o seguinte termo de responsabilidade:
Li e estou de acordo com o Regulamento do “III TRAIL SOLIDARIO CACHOPO”
Estou ciente do meu estado de saúde e de estar física e psicologicamente capacitado para participar.
Assumo que me absterei de participar na prova se as minhas condições de saúde se alterarem após a inscrição. O participante, ao proceder à inscrição, autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, à Organização do evento, e aos seus associados e aos patrocinadores da prova os direitos de utilização da sua imagem tal como captada nas filmagens que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.

3.1 PROCESSO DE INCRIÇÃO
As inscrições terão que ser efetuadas online no site www.werun.pt .
Os pagamentos serão efetuados através de referencia multibanco gerada no ato da inscrição, o recibo do multibanco serve como prova de pagamento.
As inscrições terminam no dia 13 março 2018, ás 24H00.
A organização reserva-se no direito de aceitar inscrições após atingido o limite de inscrições máximo de atletas ou após a data limite de inscrição.
Para levantamento do Dorsal poderá ser solicitado a identificação do atleta e o comprovativo de pagamento.
 

3.2 VALOR DAS INSCRIÇÕES

*2 € do valor da inscrição em todas as provas revertem para o Centro Paroquial de Cachopo.


3.3 MATERIAL INCLUIDO COM A INSCRIÇÃO
- Em todas as modalidades TC / TL está incluído:
1- Dorsal;
2- Cronometragem com chip (no trail);
3- Seguro de acidentes pessoais;
4- Abastecimentos;
5- Banhos;
6- T-shirt do evento;
7- Brindes;
8- Alojamento em piso duro na noite anterior (contactar organização)
 

3.4 CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO
Não haverá direito a devoluções do valor do pagamento da inscrição, exceto se a prova for anulada previamente por motivos imputáveis a Organização.

4.1 – CATEGORIAS E ESCALÕES


Nota: para efeito de classificação dos atletas nos escalões será considerada a idade que o atleta terá a 31 de outubro 2018.
Ex: O atleta que faz 40 anos em 31 de outubro 2018 será classificado no escalão M40. O atleta que faça 40 anos a 01 de novembro 2018 será classificado com Sénior
O TL e TC farão parte da Taça Alengarve de Trail 2018.
 

4.2 PRÉMIOS
Os 3 primeiros classificados de cada escalão Masculino / Feminino têm direito a prémios concedidos pela organização.
Serão atribuídos prémios também para as 3 primeiras equipas TC/TL.
A classificação por equipas será pelo sistema de pontos, a equipa com menor número de pontos será a vencedora (Exemplo de pontos a atribuir: 1º Class.– 1 Ponto; 2ºClass.- 2 Pts). Para a Classificação por equipas contam os 3 primeiros atletas de cada equipa a terminar. Em caso de empate pontual, a equipa com o atleta melhor classificado vence.
 

4.3 PRAZO PARA RECLAMAÇÃO DE CLASSIFICAÇÕES
Poderão ser efetuadas por escrito à organização até duas horas após o término da corrida.

5.1 ALOJAMENTO
A organização disponibilizará alojamento (Solo duro, os atletas terão que trazer colchão, saco cama) para os atletas pernoitarem, na noite anterior á Prova, na Freguesia de Cachopo. Para tal deverá ser contactada a organização.
 

5.2 HOTELARIA E ALIMENTAÇÃO
Para utilização dos serviços das unidades hoteleiras da zona, procurar nos sites do Município de Tavira http://www.cm-tavira.pt
Onde Comer Cachopo (Ligar a Reservar):
- Restaurante A Charrua
Rua Padre Júlio Alves de Oliveira, nº 44 Cachopo
Telemóvel: 918 465 789 Descanso: Não encerra
Tipo de Cozinha: Cozinha Regional
- Restaurante Retiro dos Caçadores
Rua Padre Júlio Alves de Oliveira, nº 64 Cachopo
Telefone: 289 844 174 Descanso: Não encerra
Tipo de Cozinha: Cozinha Regional

6.1 DIVERSOS
Haverá alguns serviços disponibilizados aos participantes e acompanhantes:
- Animação Musical
- Feira Tradicional Produtos Regionais
- Aquecimento antes das Provas
- Serviço de ambulâncias e socorristas durante a prova
 

6.2 APOIO AOS PARTICIPANTES
A organização irá dispor de plataformas para dar suporte às duvidas dos participantes, designadamente através da pagina do Facebook Cachopo Solidário e o site e do email Enable JavaScript to view protected content..