A  Associação Desportiva GO!Runners com o apoio da Junta Freguesia de Lousa, irão organizar a 21 de Janeiro de 2018 pelas 10 horas os I Trilhos de Lousa, na Vila de Lousa, concelho de Loures. Os I Trilhos de Lousa são uma prova de TrailRunning, corrida pedestre em Natureza, com três provas, Trail Longo (TL) K23+ ,  Trail Curto (TC) K12+ e Caminhada, com o mínimo de percurso pavimentado/alcatroado, percorrida em percurso devidamente balizado e marcado, por trilhos, estradões, caminhos florestais, corta-fogos, singletracks, com passagens por ribeiros, em respeito pela ética desportiva, lealdade, solidariedade e pelo meio ambiente.Com partida e chegada na localidade de Lousa, Concelho de Loures, Distrito de Lisboa, visa a promoção e divulgação turística e ambiental da região e da promoção do desporto em meio natural.

1.1. Idade participação diferentes provas
1.1.1. Qualquer pessoa maior de 18 anos (à data do evento) poderá inscrever-se no Trail Longo e no Trail Curto.

1.2. Inscrição regularizada
1.2.1. As inscrições só serão aceites se forem efectuadas através do site
werun.pt num formulário existente para o efeito.
Será emitida uma referência multibanco para pagamento.

1.3. Condições físicas
1.3.1. Para participar é indispensável estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e do desnível positivo e negativo das mesmas e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente; conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas tais como frio, calor, vento, nevoeiro e chuva; saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc.

1.4. Definição possibilidade ajuda externa
A assistência pessoal é tolerada exclusivamente em posto de abastecimentos. À excepção destes postos é expressamente proibido ser acompanhado por umapessoa não registada na prova.Não será permitido qualquer ajuda externa, pelo que o atleta deve estar consciente da sua condição física e gerir os seus problemas que surjam para uma atividade desta natureza, de forma segura.
Para qualquer eventualidade deverá contactar com a organização ligando para os números de emergência, que estará impresso no dorsal ou através de qualquer elemento da organização, preferencialmente nos Postos de Abastecimentos (PA’s).

1.5. Colocação dorsal
Os participantes obrigam-se a afixar na sua camisola o dorsal, que deverá ficar sempre visível no decorrer da prova. Os concorrentes serão obrigados a mostrar o dorsal de identificação a todos os controladores e à Organização do evento quando exigido, sob pena de desclassificação ou exclusão da prova;
A organização não disponibilizará alfinetes, pelo que o atleta deve trazer alfinetes ou porta-dorsal.

1.6. Regras conduta desportiva

1.6.1. Os participantes deverão procurar preservar o meio ambiente e social em que se realizará o evento e respeitar a organização e os restantes participantes, designadamente observando os seguintes deveres e regras de conduta:
*Auxiliar qualquer praticante em caso de acidente, desde que as circunstâncias o exijam;
*Respeitar as áreas marcadas do percurso e as instruções dadas pela Organização;
*Não danificar o meio ambiente. Não provocar danos em áreas privadas ou cultivadas;
*Não abandonar embalagens vazias ao longo do percurso, mas apenas nos locais apropriados.

1.6.2. O não cumprimento do ponto anterior implica a eliminação automática do atleta.
1.6.3. Todo o comportamento anti desportivo implicará a desclassificação do participante, que não poderá voltar a participar em futuras edições dos Trilhos de Lousa.

1.7. Circuito Lisboa Trail by BUFF

1.7.1. As provas K23+ e k12 + dos I Trilhos de Lousa fazem parte da 2ª Edição do Circuito Lisboa Trail by BUFF.

2.1. Apresentação da prova(s) / Organização
A Associação Desportiva GO!Runners e a Junta Freguesia de Lousa, irão organizar a 21 de Janeiro de 2018 pelas 10 horas os I Trilhos de Lousa, na Vila de Lousa, concelho de Loures.
Os I Trilhos de Lousa são uma prova de TrailRunning, corrida pedestre em Natureza, com duas provas, Trail Longo (TL) K23+ e Trail Curto (TC) K12+, com o mínimo de percurso pavimentado/alcatroado, percorrida em percurso devidamente balizado e marcado, por trilhos, estradões, caminhos florestais, corta-fogos, singletracks, com passagens por ribeiros, em respeito pela ética desportiva, lealdade, solidariedade e pelo meio ambiente.
Com partida e chegada na localidade de Lousa, Concelho de Loures, Distrito de Lisboa, visa a promoção e divulgação turística e ambiental da região e da promoção do desporto em meio natural.

2.2. Programa / Horário

07h30 - Abertura Secretariado
09h30 - Encerramento Secretariado
09h45 - "Controlo Zero" K23+
10h00 - Partida K23+
10h15 - Início "Controlo Zero" K12+
10h30 - Partida K12+
10h35 – Partida Caminhada
11h30- Previsão de chegada dos primeiros atletas K12+
12h00 - Previsão de chegada dos primeiros atletas K23+
13h30 - Entrega prevista dos troféus


2.3. Distância (categorização por distância) / altimetria (desníveis positivo e negativo acumulados) /
2.3.1.Trail Longo (TL) – Distância K23+
 

2.3.2.Trail Curto (TC) – Distância K12+

2.3.3. Caminhada a designar brevemente


2.4. Mapa/ Perfil altimétrico/ descrição percurso
2.4.1.K23+
 A designar


2.4.2. K12+

2.4.3 Caminhada

2.5. Tempo limite
2.5.1. O tempo limite para a realização da prova é de 6 horas, sendo esse controlo efectuado na linha de chegada.

2.6. Metodologia de controlo de tempos
2.6.1. O processo de controlo de tempos do atleta é feito através de sistema electrónico, por chip incluído no dorsal.

2.7. Postos de controlo
2.7.1.Postos de controlo serão colocados em locais a definir pela organização, que poderão não ser divulgados.

2.7.2. O prémio de montanha dos I Trilhos de Lousa estará localizado em local a designar, estará marcado e sinalizado. Pormenores serão divulgados no facebook da prova.

2.8. Locais dos abastecimentos
2.8.1. A organização montará diversos postos de abastecimento que incluirão o fornecimento de bebidas, frutas frescas entre outras. As bebidas NÃO serão fornecidas em copos, mas poderão ser abastecidos os reservatórios pessoais. As frutas estarão cortadas em pequenos pedaços individuais. Em qualquer destes casos, os resíduos produzidos têm de ser colocados pelo atleta no respectivo contentor do lixo.
2.8.2. A não colocação dos resíduos no local próprio pelo atleta irá corresponder a uma penalização, ou eventual desqualificação.

2.8.3.Localização dos Abastecimentos das provas (TODOS Sólidos e Líquidos):

K23+ (a designar)

K12+ (a designar)

Caminhada (a designar)

2.9. Material obrigatório/ verificações de material
2.9.1. Não há material obrigatório! No entanto a organização não disponibiliza copos nem garrafas para líquidos nos Abastecimentos, pelo que se recomenda o uso de copo ou qualquer outro reservatório.
A organização recomenda veemente levar durante a prova o telemóvel com autonomia, e um reservatório de água com quantidade suficiente para garantir a hidratação na deslocação entre abastecimentos. Se as condições climatéricas assim o exigirem o material obrigatório/recomendado poderá ser alterado com a devida antecedência. A organização não disponibilizará alfinetes, pelo que o atleta deve ter alfinetes ou porta-dorsal.


2.10. Informação sobre passagem de locais com trafego rodoviário ou ferroviário
2.10.1. O percurso da prova utiliza vias públicas quer seja em estrada ou fora de estrada, atravessa aldeias e vilas, utiliza acessos e serventias que passam por propriedades privadas. O percurso não estará fechado para a prova e nesse sentido os concorrentes devem ter em consideração o facto de poder haver viaturas, pessoas e animais a circular num e noutro sentido no percurso da prova.
O não cumprimento das regras do código da estrada poderá levar à desclassificação.

2.11. Penalizações/ desclassificações
2.11.1. Se por qualquer razão um atleta decidir desistir da Prova, ele terá de imediato de informar os Organizadores da Prova. Isto poderá ser feito em qualquer posto de controlo, de abastecimento ou também pelo telefone directamente para o contacto da organização referido para esse efeito.
2.11.2. A falta de informação imediata à Organização no caso de desistência poderá despoletar uma operação de busca e resgate que obviamente incorrerá em despesas para a Organização. Estes custos, se os houver, serão debitados ao atleta que negligenciou em informar a sua desistência.
2.11.3. A não colocação dos resíduos no local próprio pelo atleta irá corresponder a uma penalização, ou eventual desqualificação.
2.11.4. O não cumprimento do disposto no ponto 1.6. levará à desclassificação automática do atleta.
2.11.5.Serão desqualificados os participantes que não cumpram os seguintes:
*Não esteja devidamente inscrito;
*Não use o dorsal que lhe foi atribuído;
*Não cumpra a totalidade do percurso;
2.11.6. Se um atleta manifestar mau estado físico, o serviço médico da prova tem poder para retirar o mesmo da prova.

2.12. Responsabilidades perante o atleta/ participante
O participante declara que cumpre as condições descritas no ponto 1.3 e assume, por livre e espontânea vontade, os riscos e suas consequências decorrentes da participação na prova, sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza. Fica a organização, bem como quaisquer dos envolvidos na organização da prova, isentos da responsabilidade para além das obrigatórias por Lei. A inscrição nas provas implicará total aceitação do presente regulamento.
2.13. Seguro desportivo
A Organização dispõe de seguro desportivo que cobrem os capitais mínimos exigidos por lei, de acordo com o Decreto. Lei n.º 10/2009 de 12 de Janeiro. .Em caso de acidente, que resulte tratamento hospitalar, o sinistrado deverá pedir um relatório médico para apresentar à companhia seguradora. Os seus custos serão suportados pelo sinistrado e reembolsados posteriormente pela companhia de seguros. 

No caso de ativação do seguro da prova e da respectiva franquia (se for o caso), os custos serão suportados pelo atleta.

3.1. Processo inscrição
3.1.1. As inscrições nos I Trilhos de Lousa estão limitadas a 800 atletas para o global das duas provas e será efectuada através de 3 modos:
1. Online, sendo o pagamento efetuado através de referência de pagamento ou Paypal.
2. Via transferência bancária para o Nib da GoRunners PT50 0033- 0000 – 45470379407 - 05, sendo
necessário remeter o comprovativo para o email Enable JavaScript to view protected content..
3. Presencialmente na Loja OUTPRO em Alfragide, sediada na Avenida dos Cavaleiros 72,2790 - 045 Alfragide - Lisboa

3.1.2. As inscrições só serão validadas depois de efectuado o respectivo pagamento e após confirmação do pagamento.
3.1.4. A inscrição no evento determinará a aceitação integral e incondicional pelos participantes do presente regulamento e demais regras do evento.

3.2. Valores e períodos de inscrição
3.2.1. As inscrições têm início a 15 Novembro de 2017 e terminam às 23h59 de 15 Janeiro de 2018
3.2.2. Os valores de inscrição das provas serão variáveis conforme períodos abaixo descritos:
3.2.2.1. NOTA: A caminhada não tem direito a buff mas sim a uma t shirt.

Datas

15/11 a 25/12 Com BUFF da prova incluído         

26/12 a 15 de Janeiro BUFF não incluído

Trail Longo 15€ 15€
Trail Curto 12€ 12€

Caminhada

8€ 8€

Com opçãoT-shirt da prova

4€

4€

3.3. Condições devolução do valor de inscrição
3.3.1. Em momento algum o valor da inscrição será devolvido caso o atleta desista da prova, a qualquer tempo. Em caso de desistência antecipada, somente serão permitidas as transferências de inscrição para outro atleta, que devem ser feitas dentro dos prazos de inscrição (Ver Ponto3.2.1.), enviando e-mail para a organização (Enable JavaScript to view protected content.) com os dados completos do novo atleta e número de Cartão de Cidadão do atleta previamente inscrito.

3.3.2. As alterações à inscrição que sejam para mudança de prova não serão devolvidas as diferenças monetárias.


3.4. Material incluído com a inscrição
3.4.1. No valor da inscrição para os I Trilhos de Lousa está incluído:
*Participação numa das provas:Trail Longo,Trail Curto e Caminhada;
*Dorsal com chip incluído (TL e TC);Dorsal sem chip na Caminhada;
*Seguro desportivo;
*Apoio logístico e técnico. Primeiros socorros. Abastecimentos sólidos e líquidos nas zonas de assistência/abastecimento e no final da prova;
*Massagem Desportiva no final da prova;
*Disponibilidade dos balneários junto à partida e chegada da prova (duche, wc´s);
*Outros brindes que a organização possa angariar.

3.5. Secretariado da prova/ horários e locais
3.5.1. Local Secretariado:

Local de Levantamento Dorsais*

A Designar

3.5.2. Após o encerramento do secretariado no dia da prova, iniciar-se-á o “controlo zero” onde todos os atletas terão de efetuar o registo para participar na prova. O horário do “controlo zero” será de 15 minutos antes do início de cada uma das provas.
3.5.3. Em caso de se preverem alterações climatéricas atipicas, a organização poderá alterar a hora de funcionamento do secretariado, bem como de todo o oprograma .
3.5.4. No secretariado da prova estará afixada a documentação relativa à prova que poderá incluir as normas desta prova, alterações e ou adições ao estipulado nas presentes normas.
3.5.5. Os atletas têm de se acreditar no secretariado da prova no horário previsto para o efeito. Um atleta que não cumpra este horário não será considerado para a prova, e não poderá participar, não tendo direito a qualquer reembolso.

3.6. Serviços disponibilizados

3.6.1. No final da prova será disponibilizado massagens, duches e balneários.

3.6.2. Localizações:

*Partida/Chegada:Jardim público de Lousa (estrada N8 - lousa)
*Secretariado:No mesmo local da partida e chegada

*Estacionamento:Na zona do local de Partida/Chegada, e Secretariado o estacionamento é escasso.
*Duches:a designar brevemente.

4.1. Definição data, local e hora entrega prémios

4.1.1. No dia da prova, junto à chegada, pelas 13h30.

4.2. Definição das categorias etárias/ sexo individuais e equipas

4.2.1. Escalões etários de participação

  • Sub 23 M e F dos 16 até 22 anos 
  • Sénior F e M: 23 até 39 anos
  • Veteranos I F e M: dos 40 aos 49 anos
  • Veteranos II F e M: dos 50 anos aos 59 anos
  • Veteranos III F e M: mais de 60 anos

*Barefoot (Apenas prova K23+)

4.2.2. Serão entregues prémios aos três (3) primeiros classificados da geral masculina e da geral feminina, às três (3) primeiras equipas contando os três (3) primeiros atletas independentemente do género ou escalão e às três (3) primeiras equipas de atletas femininos do Trail Longo; Aos três (3) primeiros classificados da geral masculina e da geral feminina, às três (3) primeiras equipas contando os três (3) primeiros atletas independentemente do género ou escalão, e às três (3) primeiras equipas de atletas femininos do Trail Curto. A caminhada será sem carácter competitivo e não terá direito a prémios. A equipa com maior número de participantes no global das três (3) provas terá direito a um prémio.

Trail Longo:

Masculinos (3)
Femininos (3)
Equipas(3)
Equipas Femininas(3)

Trail Curto:

Masculinos(3)
Femininos(3)
Equipas(3)
Equipas Femininas (3)

Aos 3 primeiros de cada escalão (referidos em cima) do Trail Longo e Trail Curto.

Caminhada: Sem prémios.

Equipa mais numerosa (1)

Os escalões etários referem-se ao ano de nascimento do participante.

5.1. A Organização não disponibiliza ”solo duro” aos atletas.

5.2. Notas, direitos de imagem e alterações
5.2.1. A organização declina a responsabilidade em caso de acidente, roubo dos objetos ou valores de cada participante nas suas viaturas;

5.2.2. O participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem/vídeo do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.

5.2.3. Por decisão da Direcção da prova, devido a condições climatéricas ou de outra natureza, o traçado da prova poderá ser alterado ou a prova suspensa e marcada nova data, ou cancelada.

5.2.4. Os casos omissos ou duvidosos deste regulamento serão resolvidos pela direcção da prova.

6.1.1. A Organização reserva o direito de alteração do regulamento, para introdução de dados que estejam em falta ou a definir brevemente, que serão avisados da alteração, na página de facebook da prova e evento de facebook da prova.


Lousa, 14 de Novembro de 2017.

A Organização