O Challenge  Odivelas  a Correr, é uma de corrida de resistência, que se realizará em Odivelas em 29 e 30 de junho de 2019, e que será composta por uma corrida de longa duração.

Inseridas no mesmo evento, decorrem em simultâneo a prova de 12 horas contínuas, 12 horas por equipas de 4 elementos / 6 elementos e a prova de 3 horas individual. Sendo consideradas igualmente corridas de longa duração.

 https://www.facebook.com/Challengeodivelasacorrer/


Contactos:

 Ligar 925 963 021

 m.me/Challengeodivelasacorrer

  Enable JavaScript to view protected content.

Organização

Este evento é organizado por CMO e Centro de Marcha e Corrida de Odivelas
Sistemas de cronometragem: WeTiming

1.1 – Organização

O Challenge  Odivelas a Correr é organizado pelo Câmara Municipal de Odivelas em parceria com Centro de Marcha e Corrida de Odivelas.

1.2 – Caracterização do evento e descrição dos percursos

A 1ª edição do Challenge  Odivelas a Correr decorrerá no Parque Urbano Rio Da Costa e será constituída por 3 (três) corridas competitivas.

O percurso das corridas é plano, delineado em circuito fechado com extensão aproximadamente 1.600 metros, traçado no interior do Parque Urbano Rio da Costa, sendo o piso composto por terra batida, alcatrão e passadiços em madeira.

1.3 – Localização:

Parque Urbano Rio da Costa

R. Augusto Alexandre Jorge, 2675-369 Odivelas

38.788347, -9.174928

2.1 – Condições físicas e mentais

A idade mínima para participação em qualquer uma das corridas é de 18 anos, completados até ao dia de realização da prova.

Cada atleta, federado ou não (os atletas federados só poderão participar pelos clubes que se encontram inscritos), deve ter plena consciência da necessidade de possuir a condição física adequada às características destas corridas de extrema exigência, em face da duração das mesmas e da expectável longa quilometragem a cumprir, em condições meteorológicas (exposição ao sol, chuva, frio, vento, nevoeiro) imprevisíveis, que podem ser adversas e eventualmente variáveis ao longo da duração da prova.

Cada atleta deverá aferir das suas capacidades reais, que lhe permitam reagir adequadamente na gestão de problemas intrínsecos a este tipo de corrida, como sejam a fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares e as lesões.

É recomendável que todos os participantes realizem um exame médico desportivo que ateste a sua aptidão para a realização deste tipo de atividade física.

Em qualquer momento, antes da realização da corrida ou durante o decurso da mesma, a organização reserva-se ao direito, se assim o entender, de afastar um atleta caso este apresente algum sinal de patologia que coloque em causa a sua saúde e o seu bem-estar.

Eventuais despesas médicas e hospitalares, resultantes do desgaste físico dos atletas, serão de inteira responsabilidade do mesmo.

2.2 Participantes e equipas

  • A corrida 12 horas contínua e a corrida de 3 horas admite a participação individual, de acordo com o seguinte:

· Individual – masculino 12 horas;

· Individual – feminino 12 Horas;

. Individual  - Masculino 3 Horas;

. Individual - Feminino 3 horas.

  • No caso das 12 horas existe a corrida por equipas ou estafetas de acordo com a seguinte listagem:

· Equipa de 4 atletas – masculino;

· Equipa de 4 atletas – femininos;

· Equipa de 4 atletas – mista.

· Equipa de 6 atletas – masculino;

· Equipa de 6 atletas – femininos;

· Equipa de 6 atletas – mista.

3. Programa da prova

3.1 Prova

A prova, 12 horas contínuas e 12 horas por equipas, terá início às 00:00 do dia 29 de junho de 2019 e terminará às 12:00 do dia 30 de junho de 2019, a prova, 3 horas contínuas, terá o seu início pelas 9:00 e terminará com as outras 2 provas às 12:00, sendo que o objetivo da competição, quer correndo individualmente quer correndo em equipa, é percorrer a maior distância possível no decurso das 12 horas de prova.

Exatamente 12:00:00h após o início da prova será emitido um sinal sonoro indicando o final do tempo, sendo que todos os atletas em prova disporão de 30 minutos adicionais para chegar à linha de meta. No caso de empate relativamente à distância percorrida por mais do que um atleta, ou equipa, o critério de desempate será favorável ao atleta, ou equipa, que tenha percorrido essa distância em menos tempo. O segundo critério de desempate será a idade, ou média de idades caso se trate de equipas, sendo favorável ao atleta mais idoso, ou à equipa com média de idades mais elevada.

O abandono temporário (para descanso, ou para troca de atleta, no caso de equipas) terá que ser feito sempre obrigatoriamente na zona do paddock, em local destinado ao efeito, devendo sempre a organização ser informada do facto. Em nenhuma circunstância uma equipa poderá ter mais do que um atleta simultaneamente em prova, sendo que a ocorrer esse facto será motivo de desclassificação  imediata.

  • Existirão zonas de controlo ao longo do traçado das provas.

Ao inscrever-se, o atleta está implicitamente a concordar na íntegra com o presente regulamento. Cada inscrição individual é pessoal e intransmissível. As inscrições por equipas são da responsabilidade do capitão ou capitã de equipa, de acordo com o que está referido adiante neste regulamento.

As inscrições serão distribuídas ao longo de duas fases, tendo a primeira fase início no dia 7 de Março de 2019, terminando a última fase no dia 28 de Junho de 2019 ou quando o número limite de vagas tiver sido atingido.

4.1. As inscrições podem ser realizadas em três períodos:

  •  7 de Março de 2019 a 31 de Maio de 2019

  •  1 de Junho de 2019 a 28 de Junho de 2019

4.2. Processo de Inscrição

As inscrições estão a cargo da empresa Werun e serão efetuadas preferencialmente “online”, podendo aceder-se ao formulário de inscrição a partir do site oficial da prova, ou directamente em https://werun.pt. As formas de pagamento disponíveis são: multibanco ou serviço paypal (acresce taxa extra).

A veracidade dos dados fornecidos é da responsabilidade do participante, salientando-se a importância da exactidão dos mesmos para efeitos de seguro.

  • Para a prova de 12 horas a correr por equipas, na inscrição deverá ser designado um capitão (ou capitã) que será o(a) responsável pela inscrição e o meio oficial de comunicação entre a equipa desde o momento da inscrição até ao término do evento. No acto de inscrição, se a constituição da equipa ainda não estiver definida na sua totalidade ou em parte, o capitão poderá inscrever apenas “atleta 1”, “atleta 2”; etc. Nestes casos, o capitão está obrigado, até ao dia 20 de Junho de 2019, a comunicar formalmente através do email Enable JavaScript to view protected content., o nome dos restantes membros da equipa, assim como todos os dados necessários requeridos na ficha de inscrição.

  • Nas equipas, e após efetuada a inscrição, caso o capitão não consiga arranjar o número de atletas suficientes ou opte por encurtar a dimensão da equipa, poderá fazê-lo e correr com número deficitário de atletas, sendo que nunca haverá lugar à devolução da taxa de inscrição e ficando de fora da classificação geral por equipas.

4.3 – Taxas de Inscrição

  • 12 horas contínuas individual, 12 horas contínuas por equipas e as 3 horas contínuas, as taxas de inscrição são as definidas na seguinte tabela:

Fase 1 - 12 horas contínuas - 6 Euros

Fase 1 - 12 horas contínuas por equipas  de 4 atletas - 24 Euros

Fase 1 - 12 horas contínuas por equipas  de 6 atletas - 36 Euros

Fase 1 - 3 horas contínuas - 4 Euros

Fase 2 - 12 horas contínuas - 8 Euros

Fase 2 - 12 horas contínuas por equipas  de 4 atletas - 32 Euros

Fase 2 - 12 horas contínuas por equipas  de 4 atletas - 48 Euros

Fase 2 - 3 horas contínuas - 6 Euros

  • tshirt oficial da prova – 4,5€

Em ambas as provas, o valor da taxa de inscrição inclui:

· Seguro desportivo;

· Peitoral [1];

· Abastecimentos ao longo da prova (exclusivo para os atletas que estão em competição);

· brindes que se venha arranjar juntos dos patrocinadores

·

[1] O peitoral é pessoal e intransmissível, devendo o mesmo ser colocado de forma bem visível.

O Secretariado será no dia da Prova a partir das 21h00 (no local da prova);

Poderão levantar os dorsais quem vai participar nas 3h e nas 12h

Lembrança para os 3 (três) primeiros classificados em Geral Individual, Escalões e Equipas.

Em  todas  as  provas   (12  horas contínuas, 12  horas por equipas e as 3 horas),  para  além  da  classificação geral individual, serão considerados escalões, referentes ao género e à idade do participante à data de realização da prova, os atletas inscritos nas equipas não serão incluídos nas classificações de escalões

Será atribuído uma lembrança para as 3 (Três) primeiras classificadas por equipas nas provas de 12  horas por equipas, Masculinas, Femininas, Mistas.

✓ Atletas individuais

✓ Geral individual Masculinos

✓ Geral individual Femininos

✓ Seniores Masculinos – (18 anos a 39 anos);

✓ Veteranos Masculinos – M40 (40 anos a 49 anos);

✓ Veteranos Masculinos – M50 (50 anos a 59 anos);

✓ Veteranos Masculinos – M60 (60 anos a 99 anos)

✓ Seniores Femininos – (18 anos a 39 anos);

✓ Veteranos Femininos – (40 anos a 49 anos);

✓ Veteranos Femininos – F50 (50 anos a 59 anos);

✓ Veteranos Femininos – F60 (60 anos a 99 anos).

Serão atribuídas lembranças aos três primeiros classificados em cada escalão, nas 12 horas contínuas e 3 horas contínuas

Um atleta será punido com desclassificação no caso de incorrer numa das seguintes condutas (sendo o mesmo válido para as equipas):

✓ Não cumprir o presente regulamento;

✓ Não passar no controlo de partida;

✓ Não passar nos pontos de controlo obrigatórios;

✓ Sair da pista ou entrar na mesma fora do local definido para o efeito;

✓ Não completar a totalidade do percurso;

✓ Recusar-se a apresentar o peitoral;

✓ Perder ou alterar o peitoral;

✓ Perder o dispositivo eletrónico de controlo de passagem;

✓ Ignorar as indicações da organização;

✓ Deitar lixo no trilho ou desrespeitar o meio ambiente;

✓ Revele algum sinal de conduta antidesportiva.

No caso específico das equipas, para além dos pontos referidos acima, será ainda motivo de desclassificação no caso de incorrer numa das seguintes condutas:

✓ Proceder à troca de atletas fora do local destinado a esse efeito;

✓ Ter mais do que um atleta simultaneamente em prova.

  • Casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela organização, obrigando-se a mesma a dar, para esse efeito, o respetivo conhecimento às partes interessadas, do modo que considerar mais adequado.

8.1 – Os atletas não são obrigados a utilizar os abastecimentos disponibilizados pela organização da prova, podendo recorrer a alimentação própria.

8.2 – A organização recomenda a utilização de frontal durante a noite, além do percurso estar iluminado.

8.3  – O atleta tem que permanecer em prova durante uma hora a fim de ser classificado.

8.4  – Em caso de alteração de percursos ou cancelamento de qualquer das provas, seja por questões de ordem meteorológica adversa ou outros motivos de força maior, impeditivos da realização das mesmas, a organização reserva-se o direito de não devolver a totalidade do valor das taxas de inscrição.

8.5 – São veículos privilegiados de transmissão de informação, Página Oficial do evento no Facebook - https://www.facebook.com/Challengeodivelasacorrer/

8.6 Eventuais atualizações do presente documento serão sempre comunicadas nos veículos privilegiados de transmissão de informação acima referidos, salvaguardando-se sempre as condições já estabelecidas com os atletas entretanto inscritos.

Qualquer dúvida deverá ser remetida para o endereço da werun.pt