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A  Associação Vale Grande e a Câmara Municipal de Odivelas, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Pontinha e da WeRun promovem, no próximo dia 13 de Outubro de 2024, pelas 09:45 Horas, uma prova de atletismo de estrada, designada por Grande Prémio do Vale Grande, na distância de 10 km.

A prova destina-se a participantes de todas as idades e de ambos os sexos, estando limitada a 850 participantes.

Organização

Este evento é organizado por Associação Vale Grande e Câmara Municipal de Odivelas.
Contacto: Enable JavaScript to view protected content.
Sistemas de cronometragem: WeTiming

Data: 13 de Outubro de 2024.

Horário das provas:

1.1 Corrida do Valentim: 9:00 Horas;

1.2 Corrida 10 km: 09:45 Horas;

1.3 Corrida 5 km: 09:50 Horas;

1.4 Caminhada: 09:55 Horas.

Local:

Todas as provas têm início e fim na sede da Associação Vale Grande, que fica localizada na Rua São Domingos nº 205, 1675-253 Pontinha, no concelho de Odivelas.

2.1 Corrida de juniores, seniores e veteranos (masculinos e femininos) - 10,1 km.

2.2 Corrida e caminhada - 5 km.

2.3 Corrida da Valentim:

  • Bambis - (até 6 anos) - 150 metros.
  • Benjamins A - (7 aos 9 anos) - 500 metros (1 volta).
  • Benjamins B - (10 aos 11 anos) - 500 metros (1 volta).
  • Infantis - (12 aos 13 anos) - 1000 metros (2 voltas).
  • Iniciados - (14 aos 15 anos) - 1500 metros (3 voltas).
  • Juvenis - (16 aos 17 anos) - 2000 metros (4 voltas).

3.1 Corrida do Valentim (bambis, benjamins A e B, infantis, iniciados e juvenis) - Inscrição gratuita.

3.2 Caminhada – Inscrição gratuita. Caso o atleta pretenda a camisola da prova, esta tem um custo de 3,00 Euros.

Nota: As inscrições para a corrida da pequenada e caminhada encerram no dia 11 de Outubro pelas 23:59 horas.

3.3 Corrida de 5 km – 6 Euros

1ª fase até 6 de Outubro - 6 Euros.

2ª fase até 11 de Outubro – 8 Euros.

3.4 Corrida de 10 km

1ª fase até 6 de Outubro - 10 Euros.

2ª fase até 11 de Outubro - 12 Euros.

Nota: As inscrições para a corrida dos 5 km e 10 km encerram no dia 11 de Outubro pelas 23:59 Horas.

Limite de Participantes

 O evento está limitado à participação máxima de 850 participantes.

Online, através do site Oficial Werun.pt sendo o pagamento efetuado através de referência multibanco.

Teremos 3 abastecimentos líquidos ao longo da corrida dos 10 km (aos 3 km; 5,3 km e 8,2 km (distâncias aproximadas que poderão sofrer alterações), 1 abastecimento para a corrida dos 5 km e caminhada (aos 3 km). Haverá ainda abastecimento no final para todos os participantes: água, bebida isotónica e fruta.

Como já vem sendo hábito, haverá um grande convívio no final da prova, com um delicioso porco no espeto e imperial, para todos os atletas participantes, oferta do clube Associação Vale Grande.

O kit do atleta, é composto por uma t-shirt técnica unissexo (na Corrida dos 10 km, 5 km e Corrida do Valentim, sendo opcional para a caminhada, mediante o pagamento de 3,00 euros), dorsal, chip para os participantes na corrida de 5 e 10 km e medalha para todos os finishers.

Estará disponível no site da prova um diploma eletrónico de participação para todos os participantes.

Véspera da prova (12/10) - 12:00 até às 18:00 Horas nas Instalações da WeRun (Praceta da Quintinha, 5a, Póvoa de Santo Adrião).

Dia da prova (13/10) - 7:30 até às 9:00 Horas na Associação Vale Grande (local da prova).

É obrigatória a utilização do respetivo dorsal, colocado no peito, em cada uma das provas, bem como do chip na corrida de 5 Km e 10 km.

A organização desqualificará todos os atletas que:

Não tenham o dorsal devidamente colocado;

Utilizem o dorsal de outro atleta;

Dobrem ou manipulem a publicidade do dorsal.

Os atletas que não tenham o dorsal colocado, não serão autorizados a circular no percurso e não terão acesso aos brindes.

9.1 Vencedores da corrida de 10 km

Serão atribuídos troféus e também prémios monetários aos 3 primeiros classificados da geral masculina e feminina. E ainda, outras ofertas que a organização consiga junto dos patrocinadores.

São estes os prémios monetários:

  • 60 euros ao 1º classificado M/F;
  • 40 euros ao 2º classificado M/F;
  • 20 euros ao 3º classificado M/F.

Serão ainda atribuídos troféus aos 3 primeiros classificados de cada escalão M/F.

9.2 Vencedores da corrida de 5 km

Serão atribuídos troféus e outras ofertas que a organização consiga junto dos patrocinadores aos 5 primeiros classificados da geral masculina e feminina.

Não haverá troféus por escalão.

9.3 Prémios por equipas

Serão atribuídas taças às 5 primeiras equipas na prova dos 10 km.

A classificação coletiva será apurada com base nos quatro primeiros de cada equipa independente do escalão etário. Em caso de empate prevalece a equipa com o atleta melhor classificado.

Prémio para a equipa mais numerosa a participar na corrida dos 10 km.

Todos os atletas

Todos os atletas de cada uma das provas que cortem a meta irão receber a medalha finisher. Haverá um abastecimento no final com fruta, água, bebida isotónica, imperial e o tradicional porco no espeto.

- No site do evento também terão disponível para Download um diploma de Participação eletrónico.

Na corrida de 5 km e 10 Km:

Masculinos e Femininos: juniores e seniores (18/34 anos); Veteranos l (35/39 anos); Veteranos ll (40/44 anos); Veteranos lll (45/49 anos); Veteranos lV (50/54 anos); Veteranos V (55/59 anos); Veteranos Vl (60 a 64 anos); Veteranos VII (65 a 69 anos); Veteranos VIII (+ 70 anos).

Nota: De acordo com os regulamentos da Federação Portuguesa de Atletismo, não poderão participar na prova de 5 Km e 10 km indivíduos com idades inferiores às estabelecidas.

Na corrida da pequenada não haverá classificações. Todos os atletas finishers receberão uma medalha de participação.

Na caminhada não haverá classificações, nem existe qualquer limite etário à participação, salvaguardando que menores de 12 anos devem ser acompanhados pelos pais, tutor ou responsável.

Serão desclassificados ou convidados a abandonar a prova por parte da organização aqueles que:

- Apresentem mau estado físico;

- Não apresentem o dorsal bem visível no peito;

- Não tenham o chip colocado corretamente no sapato;

- Não cumpram o percurso na totalidade;

- Não respeitem as indicações da organização;

- Manifestem comportamento anti-desportivo.

De igual modo, as autoridades de segurança obrigarão a abandonar o percurso, aqueles que se deslocarem de bicicleta, patins ou outro meio locomotor.

A organização da prova disponibilizará aos participantes apoio médico durante a partida, percurso e meta.

Caso haja necessidade de continuidade do atendimento médico de emergência, este será efetuado no serviço nacional de saúde, sob a responsabilidade do mesmo.

A equipa médica terá autoridade para retirar de qualquer uma das provas, atletas que não se revelem aptos a participar ou que tenham recebido cuidados médicos vitais durante a prova.

As reclamações deverão ser efetuadas de acordo com a normativa da International Association of Athletics Federations (IAAF) e da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), juntando 50 euros à reclamação. Este valor ficará depositado até que se resolva a reclamação apresentada, demorando o tempo necessário para comprovar e consultar os dados apresentados. O valor será restituído se a reclamação for justificada.

Qualquer reclamação terá de ser apresentada por escrito em papel timbrado da organização no local do evento.

A concentração dos atletas dos 5 e 10 km far-se-à nos 15 minutos anteriores ao horário previsto, segundo as instruções da organização;

Durante a corrida e no final haverá postos de abastecimento com água, bem como posto de assistência médica para qualquer emergência.

A organização garante a todos os concorrentes dos 5 e 10Km, que levem o seu dorsal e chip devidamente colocado na região abdominal, a atribuição de classificação e tempo, através de um sistema de cronometragem que opera em RFID.

Todos os participantes, devidamente inscritos, estão cobertos por uma apólice de seguro de acidentes pessoais, com as coberturas previstas no Dec. Lei do Seguro Desportivo (D.L. 10/2009), não se responsabilizando a organização por quaisquer outros riscos que os abrangidos pela referida apólice.

O participante, ao proceder à inscrição, autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, os direitos de utilização da sua imagem tal como captada nas filmagens que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais de apoio.

A organização não aceita a devolução do valor da inscrição.

O cancelamento da prova pode ocorrer derivado a fatores externos à organização, nomeadamente:

Catástrofes naturais, greves, manifestações, impossibilidade de usar as vias de circulação de trânsito, impossibilidade de usar telecomunicações, restrições do governo e nova legislação.

Nestes casos, a organização reserva-se no direito de nos 30 dias seguintes à data prevista para a realização da prova, emitir um parecer acerca das ações a serem tomadas resultantes da gravidade do cancelamento.